As dívidas do início do ano estão chegando! Saiba como organizar as finanças

Todo início de ano é um sufoco para milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Em janeiro grandes dividas surgem e com elas muitas vezes o descontrole financeiro. Matrícula e material escolar dos filhos, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor), IPTU 2022 (Imposto Predial Territorial Urbano), dívidas feitas nas festas de dezembro, viagens de férias e algumas outras contas começam a bater na porta e fica bastante difícil manter as finanças organizadas.

Pensando nisso e na dificuldade de inúmeras pessoas enfrentam com isso separamos algumas dicas fundamentais para você saber como se organizar financeiramente e não sofrer mais com as contas do início do ano.

Faça um bom planejamento

É extremamente importante ter um planejamento financeiro. Ele impede que você seja surpreendido por contas inesperadas e acabe se descontrolando financeiramente, transformando tudo em uma bola de neve, por isso, coloque no papel todos os gastos fixos e os que surgem no começo do ano para ter um melhor acompanhamento e noção deles.

Gerencie suas dívidas

É necessário contabilizar tudo o que é gasto durante o mês e quanto é recebido. Fazendo as contas é necessário escolher como será feito o pagamento, se será parcelado, a vista, se irá pagar com o decimo terceiro ou qualquer outra forma que se encaixe no seu orçamento.

Caso não seja possível pagar todas as contas que são para o início do ano saiba priorizar as contas. Dê preferência a pagar as contas com a data de vencimento mais próxima e as que cobram uma maior taxa de juros, como é o caso dos cartões de crédito e cheques especiais. As contas que surgem no primeiro mês do ano, como o IPTU Brasília 2022 e dos demais estados do Brasil, também devem ser analisadas nessa priorização e as contas fixas como água, luz e internet.

Atenção ao orçamento

Tenha noção de todas as suas obrigações financeiras, isso é importantíssimo. Evite gastos desnecessários, eles desviam boa parte do orçamento e conseguem descontrolar as finanças de uma forma inimaginável.

Possua uma reserva de emergência

É recomendado que se possível você faça uma reserva de emergência, com o passar de os meses ir depositando uma certa quantia para que no início do ano caso o dinheiro em mãos não seja suficiente você tenha de onde tirar e não passar sufoco com as contas.

Ter uma educação financeira é uma dificuldade para inúmeras pessoas que vivem enfrentando dificuldades com o dinheiro por gastar mais do que possuem e por não conseguirem manter as contas em dia, então essas dicas surgem para tentar ajudar e amenizar as dificuldades que as dívidas do início do ano trazem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>