Dicas de Marketing para pequenos negócios locais

Atualmente o marketing vem se popularizando de uma forma jamais vista antes e isso se da principalmente devido ao surgimento de pequenos negócios locais que utilizam de conceitos e estratégias de marketing para alavancarem seus negócios e aumentarem assim seus clientes e consecutivamente suas vendas.

O marketing é uma excelente ferramenta de venda pois possibilita ter uma maior noção sobre o mercado e as tendências de vendas. Através dele também é possível ter uma noção sobre onde seus clientes estão e como chegar até eles de forma assertiva para obter resultados. Com o marketing pequenos e grandes empreendedores criam personas, estratégias de vendas, comunicação e entre outros pontos que são essenciais na hora de abrir um negócio.

Dicas de marketing fundamentais para pequenos empreendedores

Defina seu publico alvo ou persona

Antes de mais nada é necessário você definir quem será seu publico alvo, para quem você vai vender. Algumas pessoas vão ainda mais longe e definem a sua persona, onde criam um “cliente ideal” com gostos, necessidades, hábitos e entre outras coisas para assim saberem como melhor atendê-la e se comunicar com ela. Segundo o marketing 4.0 o cliente é o centro de tudo e todas as ações devem ser feitas a partir dele, então é extremamente necessário ter a definição do seu cliente bem elaborada.

Estabeleça uma boa comunicação com seus clientes

A comunicação com seus clientes é muito importante e anda diretamente ligada com o passo anterior, que é o de definição de persona. A partir da sua persona você vai saber qual a linguagem que seus clientes falam e onde eles estão inseridos, se estão mais no presencial ou no online, sua faixa etária, sexo e entre outros dados que influenciam e muito na comunicação.

Atualmente o meio digital vem sendo um excelente aliado para pequenos negócios pois a partir dele os empreendedores conseguem atingir um número maior de público e se comunicar de uma forma mais próxima e acessível.

Ofereça bons produtos e serviços

Com o seu publico bem definido, uma comunicação assertiva e próxima agora é a hora de trabalhar no produto ou serviço oferecido. Nesse ponto você deve analisar se o que você está vendendo faz realmente sentido para o seu publico e para você, se ele atende as necessidades do mercado, se o seu valor é adequado e se você esta precificando corretamente. Nessa ponto também é possível verificar a possibilidade de abrir promoções e descontos para seus clientes que atualmente é utilizado para fidelizar.

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