Para onde vai o pagamento dos impostos anuais?

Você já se perguntou paa onde vai o pagamento dos impostos anuais? Cada um deles têm um direcionamento específico e você irá entender os propósitos de cada um conferindo as informações a seguir:

Todos os anos, o brasileiro precisa cumprir com o pagamento de alguns impostos. O fato é que, nem sempre, é entendido para onde o montante arrecadado com impostos vai.

E para entender o direcionamento de cada um desses valores obrigatórios, é preciso entender cada um desses impostos.

IPTU

O IPTU corresponde ao Imposto Predial e Territorial Urbano e deve ser cumprido pelos brasileiros que possuem um imóvel, independente de sua funcionalidade.

Como esse é um valor relacionado aos imóveis do município, todo o valor do IPTU 2023 arrecado fica retido no município em questão e deve ser usado em favor das obras relacionadas a moradia, como por exemplo, iluminação, calçamento, lazer, entre outros.

Essas obras públicas devem ser efetuadas em favor da população e do cumprimento do IPTU e por isso, é importante estar atento ao Valor do IPTU 2023

IPVA

Enquanto isso, o IPVA, que é um imposto que deve ser cumprido pelos proprietários de veículos no Brasil, é uma arrecadação destinada as obras públicas para as vias e rodovias.

Todas as obras que acontecem em função da melhoria de estradas no município são efetuadas a partir da arrecadação dos impostos. Vale ressaltar que, na teoria, esse valor total e destinado a infraestrutura rodoviária, mas ele também pode ser aplicado em outras áreas, como a de saúde.

Ou seja, o percentual arrecado pode ser direcionado a várias áreas do setor público.

DPVAT

O DPVAT é um outro imposto para os proprietários de veículos e é através dele que muitos brasileiros que se envolvem em acidentes de trânsito podem ser beneficiados.

E é justamente para isto que serve a arrecadação dessa cobrança. O valor do DPVAT permite que os brasileiros tenham acesso ao seguro obrigatório em caso de acidente.

IR

Enquanto isso, o Imposto de Renda (IR), cobrado pela Receita Federal, assim como Imposto de Renda Pessoa Jurídica IRPJ são valores cobrados de acordo com a renda de cada brasileiro.

E, como dito pelo Ministério da Fazenda, tem o seu montante arrecadado destinado aos setores públicos, como a saúde, a educação e outros programas sociais que precisam de investimento.

Nem todos os brasileiros precisam cumprir com IR, portanto, é necessário estar atento às regras do Imposto de Renda para este ano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>